terça-feira, 15 de janeiro de 2013

NOVO SISTEMA divulga DIA DO QUADRINHO NACIONAL em Salvador

Quadrinhos, cartuns, ilustrações, scans e afins.
terça-feira, 15 de janeiro de 2013

terça-feira, 15 de janeiro de 2013


Comemoração do “Dia do Quadrinho Nacional” em Salvador


30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional por ser o dia do início da publicação, em 1869, da primeira série em quadrinhos no mundo, realizada no Brasil pelo imigrado por aqui Angelo Agostini: As Aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora.
Em Salvador (BA), a data vai ser comemorada com música, exposições, sessões de autógrafos, venda de livros, lançamento de DVD, homenagens e até uma sala de chat exclusiva. As atividades acontecem na Biblioteca Central da UFBA (Campus de Ondina), das 19 às 21 horas.
O evento contará com uma exposição do caricaturista em barro Valterio, que mora em Salvador há décadas, além de homenagens a três personalidades da cultura baiana falecidas recentemente, e a pessoas que ajudaram no desenvolvimento da Nona Arte.
Quem for ainda poderá curtir as bancas de artistas locais com venda de quadrinhos e a exposição de álbuns e revistas brasileiras que mostram a evolução dos quadrinhos brasileiros como arte, e não apenas como entretenimento.
O evento ainda destaca algumas personalidades envolvidas com as histórias em quadrinhos como:
Angelo Agostini, criador da primeira série de quadrinhos do mundo;

José Carlos Capinan (com a execução de uma música sua sobre quadrinhos por Gibran Sousa, dos Bye Anos);

Lage, falecido chargista baiano;

Joaci Goes, que à frente da Tribuna da Bahia impulsionou o suplemento A Coisa (1 número será exposto em grande formato);

Claudio Veiga, pelo seu livro sobre o fanzine ‘O Papão’ (todo o livro dele será exposto em grande formato);

Teodoro Sampaio, com o pré-lançamento do DVD do filme ‘Nego’ (de Savio Leite e Marko Ajdaric, que usa quadrinhos como suporte de linguagem);

Ernesto Simões Filho, pela criação a 108 anos do mais importante fanzine da Bahia, O Papão (antes de fundar o maior jornal da Bahia, A Tarde, há 101 anos).

A organização do evento promete muitos sorteios (com material de outros estados e, mesmo, países) inclusive de HQS infantis, sala de chat exclusiva para tirar dúvidas sobre as atividades (algo inédito em Salvador) e o pré-lançamento do DVD do filme ‘Nego’.
Para acompanhar as novidades sobre o Dia do Quadrinho Nacional em Salvador, acompanha a página oficial do evento no Facebook, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário