terça-feira, 29 de janeiro de 2013

GIAN DANTON divulga BETO POTYGUARA e o DQN em Salvador

Ideias de Jeca-tatuterça-feira, janeiro 29, 2013

Atrações variadas movimentam Dia do Quadrinho na UFBA

Além de comemorativo, evento tem cunho educativo

Música, exposições, sessões de autógrafos, venda de livros, lançamento de DVD, homenagens e até uma sala de chat exclusiva são atividades que acontecerão das 19 às 21h na Biblioteca Central da UFBA, em Ondina, no Dia 30 de janeiro, em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional.  Entre as atrações artísticas haverá: exposição em barro do caricaturista Valtério; bancas de artistas, mostras de álbuns e revistas brasileiras; sorteios de obras nacionais e estrangeiras; pré-lançamento do DVD do filme ‘Nego’ sobre Teodoro Sampaio (de Savio Leite e Marko Ajdaric, que usa quadrinhos como suporte de linguagem) e show musical. 
O evento também contará com homenagens a personalidades da cultura baiana falecidas recentemente e a pessoas que ajudaram no desenvolvimento da Nona Arte – os Quadrinhos.  Entre os homenageados podemos citar: Angelo Agostini, criador da primeira série de quadrinhos do mundo; José Carlos Capinan (com a execução de uma música sua sobre quadrinhos por Gibran Sousa, dos Bye Anos); Lage, falecido chargista baiano; Joaci Goes -, que à frente da Tribuna da Bahia impulsionou o suplemento “A Coisa”; Claudio Veiga - pelo seu livro sobre o fanzine 'O Papão' ; Teodoro Sampaio – com o pré-lançamento do DVD do filme 'Nego' e Ernesto Simões Filho - pela criação, há 108 anos do mais importante fanzine da Bahia, “O Papão”. 
O dia 30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional, pois foi o dia do início da publicação da primeira série em quadrinho brasileira “As Aventuras de Nhô Quim & Zé caipora ou Impressões de Uma Viagem à Corte” em 1869.  Para ficar mais informado sobre o evento, confia a Fan Page no Facebook. 
Atrações 
Na abertura, às 19h, será exibida uma gravação de Jim Davis, o criador de Garfield, feita especialmente para o público brasileiro, abrirá as atividades às 19 horas.  Depois serão exibidos os curtas Nego, de Marko Ajdaric e Sávio Leite, e ‘O Ogro’, baseado em uma HQ de Julio Shimamoto. 
 - No sorteio, um contemplado ganhará uma caricatura feita por Tako X (artista de Curitiba, criados de dez 10 capas para a atual fase da MAD brasileira). No sorteio também serão ofertados quatro números da revista “Tudo com Farinha” 
- Presença de quadrinhista Beto Potyguara, quadrinhista  Natal( RN) 
- Banda baiana Bye Anos vai tocar 3 músicas ligadas a quadrinhos, de autoria de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Capinan 
 - Lançamento de domínio para apreciadores de quem aprecia ou faz quadrinhos será, seguindo o conceito de primeira quadrinhoteca do
Brasil, diferente do que hoje são as gibitecas. 
- Exposição de cinco antologias de quadrinhos editadas nos EUA, Argentina, Polônia, Eslovênia e Sérbia 
- Exposição de um número inteiro de ‘A Coisa’, o melhor suplemento local de quadrinhos já publicado no Brasil, será exposto em papel couché, formato A3. 
 - Uma capa de Lage para ‘A Coisa’, num número de 1975, será exposta em formato A2 
 - O livro inteiro sobre do professor Claudio Veiga, publicado pelo Centro de Estudos Baianos [atualmente sediado na Biblioteca Central da UFBA],  sobre 'O Papão", fanzine satírico com caricatura com o qual Enesto Simões Filho conheceu a realidade da Bahia antes de se decidir por fundar A Tarde também estará exposto em papel couché, formato A3. 
- 187 gibizinhos da Turma do Xaxado estarão disponíveis gratuitamente, para os primeiros alunos da rede pública estadual que chegarem ao local do evento a partir de 19h  
- 50 exemplares da publicação "A Disputa pela Criação" serão sorteados, sendo o maior lote desta edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário