domingo, 5 de outubro de 2014

AMARO BRAGA divulga BETO POTYGUARA

domingo, 5 de outubro de 2014

domingo, 5 de outubro de 2014

QUADRINHOS NA SALA DE AULA

















Desde 2009 que a República dos Quadrinhos deu início a um trabalho de difusão das Histórias em Quadrinhos como recurso didático na sala de aula, especificamente voltado às escolas públicas da capital potiguar. Com a dissolução do coletivo em 2012, apenas o seu fundador, o arte educador Beto Potyguara não interrompeu essa iniciativa, sendo presença frequente em eventos escolares com suas palestras direcionadas aos educadores, pais e familiares ou ministrando oficinas de desenho e de produção de HQs para os estudantes.
Atualmente a oferta de palestras é a seguinte:

O QUE NÃO ESTÁ NO GIBI? – que aborda temas como racismo, discriminação, erotismo, mensagens subliminares, entre outros. Serve como uma palestra guia para as demais.
QUADRINHOS E EDUCAÇÃO, POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO – discute as várias possibilidades da utilização das artes gráficas (HQs, tiras, charges, cartuns e caricaturas) como ferramenta pedagógica e como atividade multidisciplinar.
HOMENS DE COR: O NEGRO NOS QUADRINHOS BRASILEIROS – relata o histórico da representação da identidade negra nos quadrinhos nacionais e aponta quais são os novos olhares e perspectivas de abordagens da produção de desenhistas e roteiristas atualmente.

E a de oficinas é esta:
CRIAÇÃO DE PERSONAGENS – estimula o educando a produção artística e a quebra de paradigmas estéticos de forma e conteúdo.
PRODUÇÃO DE TIRINHAS – apresenta o conceito do que são as gags, demonstra a importância do domínio de tempo e de ritmo, além da extrema capacidade de síntese que é a marca registrada desse gênero.
CHARGES, CARICATURAS E CARTUNS – além de diferenciar cada um dos estilos, estimula o estudante à produção dos mesmos partindo de exemplos práticos a sua volta.


Até o início de 2014, Beto disponibilizava um blog de apoio ao seu trabalho, o QUADRINHOS E EDUCAÇÃO (www.hqedu.blogspot.com.br), que reunia matérias sobre a utilização de quadrinhos como instrumento didático, relato de experiências exitosas, lançamentos de livros teóricos, tutoriais, vídeos, eventos, etc. A dificuldade para manter a atualização diária do mesmo, fez com que ele fundisse esse conteúdo ao da República dos Quadrinhos (www.rquadrinhos.blogspot.com.br), seu blog pessoal. Agora todo o histórico do QUADRINHOS E EDUCAÇÃO pode ser acessado por meio do marcador Quadrinhos na sala de aula, além de possibilitar outras opções importantes para os educadores e curiosos interessados sobre o assunto, como o marcador memória gráfica, por exemplo.
As palestras e oficinas ofertadas às escolas da Rede Estadual de Ensino são gratuitas, e o arte educador que também é cartunista, geralmente, solicita apenas o espaço para a exposição e venda sem compromisso de suas publicações.














ROBERTO FLÁVIO G. DE LIMA, ou simplesmente, BETO POTYGUARA, é bacharel e licenciado em História, especialista em Artes Visuais, cartunista e editor do selo virtual da República dos Quadrinhos. Roteirizou duas adaptações de contos de Câmara Cascudo para a Revista Maturi, colaborou como ilustrador em diversos periódicos locais e como autor lançou Carcará, Cabra Pió Num Há! e Os Notáveis e Outras Estórias.

Contato:
Para conhecer seu trabalho acessar:

Para conhecer as publicações da República dos Quadrinhos:

Acesso em: 24.03.2017
Disponível AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário